COSTURA INTUITIVA

Abro aqui este espaço para poder falar de impressões sobre moda, ou costura, sobre o que eu chamo de costura intuitiva, mostrar minhas experiências com as vestimentas, falar sobre a importância das nossas roupas, dar dicas de costuras e tudo mais. A pricípio, nem sei se alguém vai ler ou ver o conteúdo desse blog, porquê as coisas na internet ficam assim mesmo, à deriva, e talvez, eu nem leve isso adiante, bem veremos... navegar é preciso!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O que é a costura intuitiva

A costura intuitiva parte do princípio de que para se confeccionar uma roupa, não é preciso “saber costurar”, é preciso vontade de se obter uma peça pronta. A idéia é que não é necessário ter um pré conhecimento (consciente) para costurar, na realidade esse pré conhecimento todas as pessoas já possuem (pelo menos as mulheres), e vem de observações e atitudes que construímos desde a infância. Pode ser um botão de camisa solto que a gente prende, as roupas das bonecas que nós mesmas fazíamos, um bordado diferente que nossas avós nos ensinaram, ou até mesmo quando usávamos as roupas das nossas mães as transformando em nossas. É aí que surge a costura intuitiva, ela surge do desejo e da necessidade e todas nós somos costureiras, estilistas e criadoras, no entanto, quando criança, somos mais curiosas e inventivas essa situação da infância aliada à falta de recursos, nos fazia criar muito mais que quando adultos.  

A costura intuitiva busca resgatar esse sentimento investigador e inventivo que tínhamos quando crianças e integrá-lo à maturidade e conhecimento adquiridos ao longo do tempo. Para transformar tudo isso em roupa é necessário apenas de panos aviamentos, desapego, observação e um pouco de paciência. Todos nós podemos costurar, mas devemos observar: 

1 - o nosso corpo, as formas, as cores e os movimentos; 

2 - o tecido, a forma, cor, textura, elasticidade, etc.; 

3 -  como o nosso corpo e o tecido se relacionam, o caimento, o tato a temperatura, etc.     

Após observarmos, é  preciso desapegar, ver a costura intuitiva também como a costura do erro. É fundamental imaginarmos a peça, termos um pré-projeto da peça a ser criada, mas é preciso acreditar que nesse processo a criação ocorre durante a confecção, e não antes dela, muitas vezes é de um erro que sai a grande beleza da peça. O bacana é costurar de acordo com o momento, transformar criação, confecção e realização em uma coisa só: satisfação! É importante acreditar em nós mesmos, como seres capazes, acreditar em nosso conhecimento, nosso tato e em nosso coração, e por mais que durante o processo, tudo pareça um desastre, no fim tudo da certo, e quando menos se espera nos deparamos com a mais bela roupa já realizada.     

     “Princípios da costura intuitiva” 

  • Acreditar
  • A costura intuitiva não só como método, mas como parte de uma escolha de vida
  • Desapego e paciência
  • O processo é criação
  • Todos sabem e podem costurar
  • Ser movido pela vontade e pelo prazer
  • Se orgulhar do produto final
  • Aproveitamento máximo de materiais
  • Tudo é material
  • Do erro é que sai a beleza

Um comentário:

  1. Acredito plenamente em "costura intuitiva". Nos últimos tempos tenho praticado esta arte criativa e com isso tenho criado malas (bolsas).Acho que até agora tenho-me saído bem, para quem não tem formação alguma. Acho que ajuda ter uma avó que costura muito bem, e a outra muito habilidosa para bordar (na verdade as duas são habilidosas para vários tipos de lavores). Quando era mais novinha a minha bisavó ensinou-me a coser um botão. Enfim... Tenho muitas ideias para malas novas e quem sabe vender aqui na internet. ;)

    ResponderExcluir